A Fisioterapia é conhecida por muitas pessoas, todo mundo conhece alguém ou já fez fisioterapia na vida, para o ombro, coluna, joelho mas e a Fisioterapia Pélvica o que faz?

É uma especialidade da Fisioterapia que reabilita músculos muitos específicos, os MÚSCULOS DO ASSOALHO PÉLVICO

Quando eu falo assoalho o que vem na sua cabeça? PISO, CHÃO?

É isso mesmo, o assoalho pélvico é o “piso” da nossa pelve (a pelve é a nossa bacia, quadril) E o que sustenta toda essa estrutura pélvica são OS MÚSCULOS DOS ASSOALHO PÉLVICO. São músculos iguais os outros músculos do nosso corpo (bíceps, quadríceps) mas com muita particularidade por isso uma área da Fisioterapia para ser especializa nisso

E o que faz um Fisioterapeuta Pélvico?

Reabilita ou Previne qualquer disfunção do Assoalho Pélvico

E o que são disfunções do Assoalho Pélvico?

Antes de entender a disfunção vamos entender a FUNÇÃO>> Os músculos do assoalho pélvico que estão lá na nossa pelve, são músculos que SUSTENTAM todos os órgãos pélvicos (bexiga,útero,intestino) dos homens e das mulheres, promovem a CONTINÊNCIA Urinária e Fecal, isso são esses músculos que não deixam escapar nada, tem importante função na SEXUALIDADE e outras funções importantíssimas para POSTURA (isso mesmo, parece uma loucura ne)

E então quais são as disfunções? 

Incontinência urinária (escapar xixi sem querer, SIM MESMO UMA GOTINHA NÃO É NORMAL EM NENHUMA FASE DA VIDA DA MULHER OU DO HOMEM)

Incontinência fecal (um pouco mais delicado, mas perda de fezes e gases)

Constipação Intestinal (isso mesmo intestino preso tem reabilitação da fisioterapia pélvica)

Disfunção Sexual (dor na relação sexual ou até mesmo não conseguir nem mesmo fazer exames ginecológicos por conta de dor)

Prolapsos dos órgãos pélvicos (bexiga caída, mas não é só isso que pode cair, o útero também e em alguns casos até o intestino)

Parece que é muita novidade né? Mas muitas pessoas procuram o serviço de Fisioterapia Pélvica com alguma queixa já, então se você acha normal tossir, espirrar, pular corda, correr e escapar urina “sem querer” saiba que isso tem tratamento e PREVENÇÃO.

A nossa área está muito vinculada a parte da GESTAÇÃO também. A Fisioterapia Pélvica prepara a mulher e o Assoalho Pélvico para o parto normal e o parto cesárea também e a reabilitação no pós parto é fundamental o acompanhamento de um Fisioterapeuta Especializado, seja pelo fato de ter tido uma diástase ou ter começado a perder urina na gestação.

Ficou com dúvida? Tem alguma queixa? Procure auxilio e não deixe sua qualidade de vida piorar!

Dra.  Rebecca Gonçalves Martins
Crefito 3/226381-F
Fisioterapeuta Pélvica
@fisioespacomovimento

Pin It on Pinterest