Atividades Fitness

Venha para a TEM Esportes!

Alongamento

Uma atividade prazerosa, que atende a todo tipo de pessoa, aos Jovens, atletas, idosos,na reabilitação ou no treinamento pesado, o alongamento é uma atividade complementar aos treinos dentro ou fora da água, contribuindo na melhora postural.

A prática regular de alongamento e flexibilidade nas aulas específicas promove um aumento da amplitude articular, otimizando a performance e reduzindo o stress muscular provocado pela prática de atividades físicas ou profissionais.

Ball Alongamento

Ball Alongamento é uma aula que utiliza as Bolas suiças para alongamento, ideal para pessoas que precisam de uma organização postural e um melhor alongamento geral, alivio de dores na coluna e nervociatico.

As aulas acontecem nas unidades Rudge Ramos e Itu e tem duração de 30 minutos.

Bike

Vantagens

– Melhora do condicionamento físico, dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular.
– Ganho de resistência muscular nas pernas, o que é diferente de ganho de massa muscular.
– Grande perda calórica e de gorduras localizadas.

Riscos

– Não há risco algum em praticar bicicleta na academia ou em casa. Nem mesmo perigo de cair do aparelho você tem.
– O problema surge quando a pessoa é má orientada, quando o profissional que a acompanha não mostra a maneira correta de sentar na hora de pedalar, por exemplo. Neste caso, a chance de machucar a articulação do joelho ou do tornozelo é bastante grande. Procure orientação adequada.

Período mínimo para fazer efeito

– Recomenda-se que se pratique bicicleta ergométrica três vezes por semana, de 30 a 60 minutos por sessão. Para os iniciantes, 30 minutos é o bastante.
– A frequência cardíaca recomendada é de 65% a 75%.
Observação: para calcular a sua frequência cardíaca ideal, os médicos costumam recomendar usar a fórmula: 220 – idade = frequência cardíaca total (100%). Na dúvida, consulte um médico.
– Para quem seguir essas instruções, a adaptação pode ocorrer em, no máximo, 12 sessões. Portanto, depois de um mês de treino, você já sentirá evolução no condicionamento físico.

Gasto calórico médio

– De 300 a 600 kcal/hora.
Observação: A queima de gorduras localizadas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.

Quem deve fazer

– A bicicleta ergométrica é indicada a qualquer pessoa, desde que não tenha problemas no coração ou na articulação do joelho.

Musculação

Vantagens

– Trabalha e define rapidamente os músculos, principalmente os das pernas, braços e abdômen.
– Aumenta a massa muscular.
– Melhora a coordenação motora.
– Reduz o risco de lesões.
– Trabalha a postura corporal.
– Ajuda a evitar a perda muscular que ocorre a partir dos 25 anos, principalmente depois dos 50 anos. – Pode ser feita em qualquer idade. Os idosos podem tirar muitos benefícios da musculação.

Riscos

– Nenhum exercício deve ser feito sem acompanhamento médico e de um especialista.
– Todos os exercícios devem ser feitos de forma correta. Caso contrário, podem ocasionar rompimento de ossos, músculos ou ligamentos, além de dores na coluna e desvios de postura. Neste caso, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária.
– Adolescentes podem ter o crescimento afetado, caso estiverem nessa fase.

Período mínimo para fazer efeito

– O praticante começa a sentir os resultados entre 45 dias e 60 dias, se praticar 5 vezes por semana, cada dia um grupo de exercícios diferentes.

Gasto calórico médio

– De 300 kcal/hora, dependendo da série de exercícios trabalhada.
Observação: A queima de gorduras localizadas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.

Quem deve fazer

– Qualquer pessoa pode fazer musculação, desde que tenha realizado o exame médico e tenha sempre um profissional formado e especializado acompanhando os exercícios.
– é indicado para quem procura perder gordura, aumentar a massa muscular e definir o corpo.
– Pessoas com problemas de postura também podem tirar benefícios da musculação correta.
– Adolescentes em fase de crescimento ósseo devem fazer exercícios para a postura, deixando para mais tarde exercícios de ganho de massa muscular.
– Pessoas com tensão arterial alta, diabetes, problemas cardíacos ou circulatórios são aconselhadas a consultar um médico antes de começar.

Corrida

Vantagens

– Melhora do condicionamento físico, dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular.
– Ganho de resistência muscular nas pernas, o que é diferente de ganho de massa muscular.
– Grande perda calórica e de gordura.
– Aumento de massa óssea dos membros inferiores, eliminando o risco de osteoporose em mulheres que praticam regularmente. (até mesmo a caminhada feita regularmente reduz o risco de osteoporose)

Riscos

– Não há risco algum em praticar corrida, desde que bem orientada e feita gradativamente de acordo com o condicionamento da pessoa;
– Caso a pessoa seja cardíaca, ou tenha esse histórico na família, o cardiologista indicará a intensidade correta.
– Caso a pessoa tenha problemas nas articulações, o ortopedista indicará a freqüência semanal e a intensidade correta.
– O problema surge quando a pessoa é má orientada, executa a atividade por mais tempo ou mais vezes por semana do que o ideal para a condição física dela. Neste caso, a chance de machucar as articulações do joelho, tornozelo ou quadril é bastante grande. Procure orientação adequada.

Período mínimo para fazer efeito

– Recomenda-se que se pratique corrida de duas a três vezes por semana, de 30 a 60 minutos por sessão. Para os iniciantes, 30 minutos alternando corrida com caminhada é o bastante para evoluir;
– A freqüência cardíaca recomendada é de 65% a 75%.
– Para quem seguir essas instruções, a adaptação pode ocorrer em, no máximo, 12 sessões. Portanto, depois de um mês de treino, você já sentirá evolução no condicionamento físico.

Gasto calórico médio

– De 300 a 800 kcal/hora
Observação: A queima de gordura depende do sexo, idade, metabolismo, condicionamento físico da pessoa e intensidade do exercício.

Quem deve fazer

– A corrida é um complemento da caminhada, e por ser um movimento natural do ser humano, é indicada a qualquer pessoa, porém ela pode ser tanto um exercício leve para alguns como muito intenso para outros, por isso é recomendável consultar um cardiologista, e ortopedista se for o caso.

Jiu Jitsu

Jiu Jitsu é uma incrível arte marcial com proposta de fortalecer o corpo e trabalhar habilidades de coordenação e agilidade importantes para o desevolvimento do corpo humano, além de da importância para jovens na formação educacional, ensinando alguns preceitos básicos de educação e postura sempre preocupados com que este jovem em formação leve consigo que luta é uma coisa para ser feita no tatame e não fora dele.

Por ultimo, o beneficio mais sentido pelos praticantes é o alivio do stress, de tanto trabalhar a força isométrica e utilizar golpes aprendidos, o praticante sai do tatame com a calma e serenidade para enfretar problemas cotidianos. Homens , mulheres e crianças a partir dos seis anos podem praticar.

Na unidade de Itu o professor Responsavel é o Campeão mundial MIguel Ripanas que defende a equipe Brasilian Top Team / Miguel Ripanas e já tem muitos campeões paulistas , Brasileiros e alguns resultados expressivos no ultimo campeonato mundial.

Horarios: 2ª, 4ª, 6ª – noite; 3ª e 5ª – tarde.

Nas Unidades do Nova Petropolis, Jardim do Mar e Rudge Ramos o professor responsável é o faixa preta Pitta Junior que conta com auxilio do professor Pedro Mendes defendendo a equipe Gracie, já conhecida equipe de tradição no esporte temos alunos campeões paulista e brasileiros. Informe-se na recepção de sua unidade.

Jump

O mini-trampolim ou jump tem tudo para ser a sensação deste verão nas academias de todo o país. Além de ser uma aula divertida e relaxante (os exercícios aeróbicos são praticados sobre um minitrampolim elástico individual), promete, entre outros efeitos, pôr fim na celulite. Isso porque o movimento de vaivém sobre o trampolim individual promove uma espécie de drenagem linfática nas pernas e no bumbum.

“Com a contração periférica nos músculos dos membros inferiores, a circulação é estimulada e, com isso, ocorre a troca de nutrientes e a excreção de substâncias nocivas responsáveis pelo aparecimento da celulite”.

Redução das calorias

Não bastasse conquistar uma pele mais lisinha e livre dos temidos furinhos tipo casca de laranja, o praticante do jump emagrece. Durante os 45 minutos são queimadas cerca de 500 calorias. Os saltos constantes também fortalecem os tecidos ósseos (combatendo a osteoporose) e a musculatura das pernas, sem nenhum tipo de impacto. Portanto, o jump pode ser feito por pessoas de todas as idades e em qualquer nível de condicionamento físico.

Benefícios da nova aula

– Diminui a celulite, já que o movimento de vaivém provoca uma espécie de drenagem linfática nas pernas e no bumbum.
– Queima até 500 calorias em uma aula de 45 minutos.
– Fortalece os músculos das pernas e do bumbum e os tecidos ósseos, prevenindo a osteoporose.
– Melhora a resistência cardiovascular e a capacidade respiratória, além de diminuir a pressão arterial.
– Não causa danos às articulações e à coluna, uma vez que o mini-trampolim absorve cerca de 87% do impacto do exercício.
– Pode ser praticado por alunos de diferentes níveis de condicionamento físico, desde do iniciante ao mais avançado.

Pin It on Pinterest